A Fisioterapia Neurofuncional consiste em habilitar os indivíduos com lesões no sistema nervoso, central ou periférico, a desempenhar suas atividades de vida diária da melhor forma possível, ajudando o indivíduo com limitações motoras ou cognitivas a readquirir seu desempenho físico fundamental para sua independência. Dentre as muitas patologias ou lesões a serem tratadas, podemos destacar:
- Neuropatia Diabética: perda parcial ou total de sensibilidade e/ou movimentos em extremidades, geralmente pés, associadas ao descontrole e evolução da diabetes.
- Polineuropatia: é a disfunção simultânea de vários nervos periféricos por todo o organismo, podendo ser resultado de infecções, toxinas, medicamentos, câncer, deficiências nutricionais, diabetes, doenças autoimunes, entre outros podem causar mal funcionamento dos nervos periféricos, gerando dor, perda de função, formigamentos e outros sintomas.
- AVC'S: ocorre quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea, o que pode acarretar perda de fala, mobilidade e/ou sensibilidade parcial ou total de membros.
- Doença de Parkinson: é uma doença que afeta os movimentos, causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e escrita.
- Doença de Alzheimer: é a forma mais comum de demência neurodegenerativa, costuma ser de lenta evolução, mas acomete memória, e mobilidade, além de alterações cognitivas e de personalidade.
- Paralisia de Bell: é um distúrbio de instalação repentina sem causa aparente, marcado pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto.
Em cada caso, o paciente deve ser avaliado de forma minuciosa para que seja desenvolvido o melhor protocolo de tratamento e reabilitação. Em muitos, vê-se que a utilização de tratamentos diferentes ao mesmo tempo, como fisioterapia e acupuntura associados, rendem uma melhora significativa em tempo consideravelmente reduzido.